15 fevereiro, 2007

O termo mocho é a designação comum às corujas


De noite, quando nós precisamos das luzes dos candeeiros, vemos por vezes a cruzar o ar em voos rentes e irregulares, figuras estranhas de contornos pouco definidos. Ouvimos também estranhos piares e por vezes vemos grandes silhuetas de aves que ficamos sem ter a certeza do que realmente vimos.

Corujas e mochos que vivem ao pé de nós, mais perto do que pensamos e um pouco por toda a cidade. Estes predadores possuem características muito particulares e extremamente interessantes...



in Naturlink


Cresci numa vila pequena, onde o som de várias aves não era estranho... Até fazia parte do despertar os seus cantos... as lamúrias quando chovia...

Por ter sido sempre amante da noite, criei ao longo dos anos o hábito de terminar os dias às 3 da manhã... Porque era a essa hora que um casal de Corujas-das-Torres (na fotografia) passava por cima da casa dos meus pais e piavam... Os seus pios fantásticos prolongavam-se ao longo do voo... e entravam na minha imaginação, na minha pele. Era tão forte que por vezes me arrepiava!

A falta que me fizeram quando vim para Lisboa...
Mas tenho noites, em que no som da escuridão ainda as consigo ouvir a fechar o meu dia...



5 bicas:

Peixinho Dourado disse...

Pois... Aqui por Lisboa se vires uns morcegos de volta dos candeeiros já é uma sorte. Infelizmente!

Anónimo disse...

de facto estas Corujas de que falas tornaram-se rarissimas ,tudo por culpa do ser homem, porem tomem atençao porque na nossa vida e em nosso redor nao faltam "corujas" e que corujas .....

Anónimo disse...

Nas cidades andam "paletes" delas por aí...

Anónimo disse...

...Para quem no destino acredita... ou... no Karma... parece o retorno ás origens...

...no meu "ninho", feito "nosso", guardam a traquilidade respirada, vivida..
... no meu abraço, aconchegam teus sonhos...

...Mocho... passado,presente...e, "qui ça", se o futuro guarda os seus "voos"...

...que bom, seria!...

Anónimo disse...

...Para quem no destino acredita... ou... no Karma... parece o retorno ás origens...

...no meu "ninho", feito "nosso", guardam a traquilidade respirada, vivida..
... no meu abraço, aconchegam teus sonhos...

...Mocho... passado,presente...e, "qui ça", se o futuro guarda os seus "voos"...

...que bom, seria!...