11 outubro, 2008

Manuel Alegre - Tiro-lhe o meu chapéu

Grande Senhor Manuel Alegre, sangue de outros tempos, tem desde há muito a minha devoção. Se em vez do Sócrates tivesse ele ganho a liderança do PS talvez as coisas tivessem corrido de forma diferente.

Evocando Alegre:

" Os diplomas apresentados pelo BE e pelo PEV sobre casamento de pessoas do mesmo sexo têm a ver com liberdade, igualdade e não discriminação em função da orientação sexual. Trata-se de direitos. E em matéria de direitos e liberdades a Constituição nunca é neutra.

Acresce que nas últimas eleições presidenciais, em que fui o segundo candidato mais votado, sempre que, durante a campanha, fui interrogado sobre esta questão, pronunciei-me a favor da liberdade de orientação sexual."


Manuel Alegre in www.manuelalegre.com


Sozinho na bancada PS, o único de pé no momento da votação!















E á saída respondeu a uma jornalista que o abordou sobre ter desrespeitado a disciplina de voto: "isso seria a degradação do parlamento!"


3 bicas:

Anónimo disse...

Ajustar a nossa opinião a valores de justiça e liberdade é na minha opinião algo positivo. No entanto não vou tão longe ao ponto de tirar o chapéu a Manuel Alegre. Não muito tempo antes tinha se dirigido ao assunto como uma questão de "modas" e "fracturantes" http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1343308

Manuel Alegre faz-me lembrar aqueles tios/as que todas a famílias têm, mais excêntricos, a quem se desculpam devaneios porque se sabe que não têm consequências de maior e até dá jeito pois assim hà sempre um foco de distracção ou um bode espiatório.

Apesar de tudo, sempre acho de maior valia (porque não têm as "costas largas")os votos de abstenção dos deputados do PSD: Pedro Duarte, José Eduardo Martins, Pedro Pinto, Miguel Almeida, José Raul dos Santos, Sérgio Vieira, André Almeida e Luís Carloto; o favorável de Paulo Pereira Coelho (PSD; e as declarações de voto de vários deputados/as do PS e do CDS/PP (em seu nome individual).
Estes sim, não tinham o estatuto de enfant terrible de Manuel Alegre, e colocaram-se expostos à mesquinhez da maioria.
Isto para comentário já vai longo :)

Bjs.

SaraChuva disse...

Compreendo que a posição do senhor possa parecer apenas de um libertino, com o qual se calhar me identifico.
Mas não creio que seja só isso, ainda tenho em conta o que disse ao Publico.
Relembro que ele de facto abordou a questão durante a sua campanha para liderança do partido, eu recordo-me bem.

E mais uma vez afirmo que Manuel Alegre tem sangue de outros tempos em que as pessoas tinham mais coragem e eram muuito mais leais aos seus valores.

Acerca dos que se abstiveram no lado da direita... não lhes reconheço grande valia. É muito mau exemplo para uma sociedade com abstenção nos valores de 50% ter deputados a fazer o mesmo!

Mais valia era terem votado a favor, ora!

Anónimo disse...

A coragem política é de facto um bem raro e escasso. No entanto, faz-me alguma irritação o destaque que se dá (a comunicação social no resumo após a votação)apenas a Manuel Alegre, quando se calhar seria mais benéfico ( e factual) a re-transmissão daquele pedaço da votação em que Jaime Gama não tinha mãos a medir com a catadupla de declarações de voto vindos da bancada do PS.