15 janeiro, 2008

A minha mão no Correio da Manhã

E no último dia 29 de 2007 enquanto toda a azáfama da Av. 5 de Outubro se percebia ser devida aos preparativos para mais uma passagem de ano eu só procurava uma pastelaria onde ainda houvesse uma mesa não ocupada por bolos rei e afins e ali pudesse enfim comer uma azevia, regalar um café e fumar um cigarro dentro dum espaço público.

Foi difícil.
Mas então na Pastelaria Tintin (deveria ter logo suspeitado dune aventure) pude ocupar uma mesa mesmo ao fundo do spot, queria distanciar-me da histeria de quem entrava para comprar os ditos doces de época. A azevia era boa, não das melhores mas cumpria o seu papel, o café estava bem tirado, tinha corpo. E então tiro do bolso o meu L&M Lights e acendo aquele que sabia ser o derradeiro cigarro legalmente fumado indoors, e mal tinha repousado o isqueiro dirigem-se á minha mesa com bastante intenção dois senhores:

- Boa tarde

Eu que queria mesmo estar sossegada devo ter colocado logo uma cara de polícia à paizada e respondi meio entredentes.

- A senhora sabe que vai passar a ser proibido fumar em sitíos fechados?

Mau...! E argumentei que isso seria só a partir de dia 1 Jan 2008

- Claro! Nós somos do Correio da Manhã e estamos a fazer um artigo sobre a questão e reacção das pessoas à nova lei e gostaria de saber se poderíamos tirar-lhe uma fotografia a fumar?

MAU...! Com olheiras, meio despenteada e ar de quem copiava os modelitos dos arrumadores a minha expressão deve ter sido claro porque o jornalista logo se adiantou:

- É só ás suas mãos com o cigarro e o café em cima da mesa

Ah bom! Para uma apreciadora de café e cigarro até não estava mal escolhida. Tinha as unhas arranjadas e tal...

- Pode fumar com a mão direita que assim não tenho ângulo - Disse o fotógrafo

MAU... e eu que queria paz e sossego para o meu derradeiro cigarro

- Pode ajeitar a chávena para se ver melhor daqui?

Ai o CARAÇAS!! E devo ter voltado a fazer má cara...



Lá se foram embora.
Já com o fundo da chávena a ver-se e o cigarro a morrer atingi que só a mim é que acontencem estas pequenas crónicas: tinha de ficar registado algures o meu último cigarro num sítio público! O meu cigarro!


lol

Et Voilá!! A minha mão e o meu L&M lights saíram mesmo no tal diário popularucho...