20 abril, 2010

Garfield - Jon's Blog

18 abril, 2010

Nesta sociedade que nós criamos...

Nesta sociedade que nós criamos e educamos a violência está em cada livro de banda desenhada, telenovela, filme ou  jogo de video.

Vamos ao cinema ver Transformers, por exemplo, e está para meu espanto a sala cheia de crianças. Num canal de televisão pública passaram O Resgate do Soldado Ryan numa tarde de domingo.
A normalidade que a violência tem nas nossas vidas preocupa-me e faz-me acreditar cada vez menos nas gerações que me seguirão.

Mas o que mais me suscita curiosidade é que a violência entra pelas nossas casas dentro sem que alguém o impeça, mas todos os temas que tocam ainda que de raspão à sexualidade são logo barrados.

Basta ver o estado das coisas nos nossos liceus. À violência contra professores e colegas, fecham-se os olhos e ninguém toma posições.
Educação sexual? Ai isso é que não!

Nos artigos de lazer e cultura, tais como livros, video jogos e outros que tais, há sinalizações referentes a idade recomendada para o produto em causa. mas só é tido em causa se tiver sexo, se tiver muita violência não faz mal!
E são até os distribuidores que muitas vezes barram produtos relacionados com sexo, como descrevi neste post 

Mas porquê? É preferível um jovem conhecer armas porque joga CounterStrike desde criança do que saber o que duas pessoas fazem quando as hormonas e/ou os sentimentos as excitam?

É uma verdade que eu sou do tempo dos desenhos animados com história e moral, sem violência.  E isso não nos terá tornado mais sensíveis e menos egoístas do que as gerações que aí veêm?

Estarei velha ou certa?!

08 abril, 2010

Mais um passo em frente

Boas notícias as de hoje:

 

 O Tribunal Constitucional acaba de anunciar que considera constitucional o casamento entre pessoas do mesmo sexo

 

 Segundo os juízes, a lei fundamental da República “não tem por efeito denegar a qualquer pessoa ou restringir o direito fundamental a contrair (ou a não contrair) casamento”, acrescentando que “o núcleo essencial da garantia constitucional do casamento não é franqueado pelo abandono da regra da diversidade de sexos entre os cônjuges e que a extensão do casamento a pessoas do mesmo sexo não contende com o reconhecimento e protecção da família como ‘elemento fundamental da sociedade’”.

 

"O Tribunal Constitucional considera que “a extensão do casamento a pessoas do mesmo sexo” não colide com o reconhecimento e proteção da família como “elemento fundamental da sociedade”, sublinhando que o casamento é “conceito aberto”, que admite diversas conceções políticas."

 

Fonte Público Online e Ionline


03 abril, 2010

Imposto sobre o açúcar?!

Só os Suecos e outrps países nórdicos para ter uma ideia tão à frente.

Li eu:

"'Já é hora de a Suécia debater um imposto do açúcar, e usar o dinheiro arrecadado para reduzir os preços de frutas e verduras', dizem os pesquisadores, em artigo publicado nesta semana no jornal sueco "Dagens Nyheter".

As pessoas gostam de coisas doces, mas é impressionante a ignorância generalizada de que o consumo elevado de balas, doces, refrigerantes e bebidas à base de açúcar representam uma exposição desnecessária ao risco de morte prematura como resultado de diabetes, câncer e ataques cardíacos', ressaltou Levi, Professor Emérito do Instituto Karolinska"

Ler mais...

01 abril, 2010

Brinquedos que eu tive...

 
A boneca Joana, linda!
E o iô-iô da Coca.cola, que era do best!!

Cafezinho após o almoço diminui risco de diabetes

Consumir ao menos uma xícara (125 ml) de café depois do almoço reduz os riscos de desenvolver diabetes tipo 2, aponta pesquisa desenvolvida por uma nutricionista da USP (Universidade de São Paulo). O trabalho foi publicado na revista "American Journal of Clinical Nutrition".

A pesquisadora usou dados de um estudo francês que acompanha quase 70 mil mulheres com idades entre 41 e 72 anos desde 1990. Para relacionar o consumo de café das voluntárias e a menor incidência de diabetes, comparou dados de 1993 a 2007.  

As mulheres que consumiram café após o almoço tiveram risco 34% menor de ter diabetes. A proteção não foi encontrada naquelas que tomaram café em outro momento. 

Ler mais...