15 janeiro, 2010

o anúncio mais sexy de sempre



Tudo isto para fazer um anúncio para uma cadeia de supermercados.
A empresa dinamarquesa 
Fleggard não poupou esforços para produzir aquilo que o “The Sun” considera ser um dos anúncios mais sexy de sempre.

AVATAR - Neytiri não é azul!

No filme Avatar não vemos a actriz humana correspondente à Neytiri, a princesa Na'vi, e não é que ela é colored!



Zoe Saldana, nunca teve nenhum papel determinante nos filmes em que trabalhou antes e agora é através duma colored pele azul que me chama a atenção.


Pacheco Pereira vs Pederastia

Na oitava noite deste mês, no canal SIC notícias o Sr. Pacheco Pereira afirmou:  
-"O maior risco da adopção por casais de pessoas do mesmo sexo, especialmente no caso da homossexualidade feminina, é a pederastia"

O Caleidoscópio LGBT respondeu assim:

Pederastia:
1. Relação sexual mantida entre um menor e um adulto.
2. Relação sexual entre indivíduos masculinos.

 Senhor Pacheco Pereira:  muita reconhecida investigação foi feita ao longo dos anos, comprovando precisamente e ao contrário do que quer dar a entender, que as crianças educadas por homossexuais apresentam um desenvolvimento idêntico às educadas por heterossexuais, sendo tão felizes quanto estas últimas.

Além disso, está demonstrado que a grande maioria dos crimes pedófilos são cometidos sobretudo por adultos do sexo masculino, tendo como vítimas crianças do sexo feminino. Vários estudos e dados o comprovam, como por ex. os divulgados pela Direcção Geral dos Serviços Prisionais (Novembro de 2002), em que de um universo de 189 reclusos condenados por crimes de abuso sexual de menores, são menos de 4% os que se referem a práticas homossexuais com menores.

É como tal curioso que opte por ignorar esta realidade dos factos, fazendo uma incorrecta colagem da homossexualidade à pedofilia, revelando má fé, ignorância e preconceitos difíceis de encontrar em pleno século XXI em Portugal.

Mais “curioso” (leia-se incongruente) ainda se torna o seu discurso com a afirmação “principalmente no caso da homossexualidade feminina”. Dado que pederastia se refere a relações entre um menor e um adulto, ambos de sexo masculino, seria interessante que nos explicasse então porque razão se preocupa particularmente com os casos de adopções por casais de lésbicas.

in Caleidoscópio LGBT

Haiti 2010

Ás vezes o planeta sacode-se ou tem uma comichãozita ou suspira... invariavelmente  na sua sequência morrem milhares de humanos e abrem-se milhões em dívidas.






Não acham que o Planeta já nos tem vinda a expulsar?

08 janeiro, 2010

PORQUE SIM O CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO



No lançamento de um livro contra o casamento homossexual a dois dias de serem discutidas as propostas dos partidos acerca do casamento entre pessoas do mesmo sexo, os autores Gonçalo de Almada e Pedro Vaz Patto, foram surpreendidos pelo protesto da activista lésbica Helena Martins, que reivindicou também ser «filha de Deus». 
in TSFonline


Depois das palavras dos autores, assumidamente contra o casamento homossexual, a lésbica interveio: «Vim aqui dar-vos um ramo de flores, o ramo da noiva, ironicamente. Não podia deixar de vir aqui dialogar convosco e dar-vos o meu próprio livro: Porque sim.»
in TVI24

Helena Martins, grande mulher, grande ser humano, entregou um documento a refutar o livro do PORQUE NÃO  onde constam 16 direitos:

- Porque temos direito à protecção legal das nossas famílias;
- Porque temos direito ao reconhecimento do estatuto, social e jurídico, de casados;
- Porque temos direito a optar pelo uso do nome do outro membro do casal;
- Porque temos direito a escolher o regime de bens do casal;
- Porque temos direito adquirir em comunhão e não compropriedade;
- Porque temos direito a ter acesso a informações fiscais e administrativas do outro membro do casal;
- Porque temos direito fazer a declaração de IRS em conjunto antes de decorridos dois anos de vida em união de facto;
- Porque temos direito a não ter sistematicamente fazer prova da união de facto há mais de dois anos para fazer valer direitos tão básicos como os de assistência à família, ou os demais consagrados na Lei 7/2001 de 11 de Maio;
- Porque temos direito a tomar decisões, pelo outro membro do casal, quando este estiver incapacitado;
- Porque temos direito à preferência no acompanhamento e no acesso à informação clínica, em caso de internamento hospitalar do outro membro do casal;
- Porque temos direito a ser herdeiros de um património construído em conjunto, no caso de falecimento de um dos membros do casal;
- Porque temos direito à atribuição automática de pensão de sobrevivência, no caso de falecimento de um dos membros do casal;
- Porque temos direito a ser nomeados tutor dos filhos do outro membro do casal, em caso de falecimento ou incapacidade deste, sendo os filhos menores e não sendo possível que o outro progenitor exerça as responsabilidades parentais;
- Porque temos direito a tomar decisões post morten sobre o outro membro do casal;
- Porque temos direito ao estatuto, social e jurídico, de viúvo/a.




Obrigada Helena :)



1974/2010, 36 anos de luta (e ainda não acabou)

1974 A associação dos psiquiatras americanos retira a homossexualidade da lista das patologias. Em Portugal, um manifestode homossexuais é repudiado pelo general Galvão de Melo na TV: “O 25 de Abril não se fez para as prostitutas e os homossexuais reinvindicarem”.

1976 É aprovada no parlamento eleito a Constituição da República, que estabelece a igualdade de todos os cidadãos perante a lei, assim como a reserva da vida íntima.

1982 É revogado o CódigoPenal (CP) de 1886, que no artigo 71º punia com “medidas desegurança -- internamento “em manicómio criminal”, “casa de trabalho ou colónia agrícola” (por período de seis meses a três anos, para trabalhos forçados), “liberdade vigiada”,“caução de boa conduta” e “interdição do exercício de profissão”– quem se entregasse “habitualmente à prática de vícios contra a natureza”, práticas essas que “agredissem” o “princípio básico da moral sexual” e “o primado da sexualidade genital e da reprodução”. Mas cria-se um novo crime (artigo207º),“Homossexualidade com menores”, punindo com prisão até três anos “quem, sendo maior, desencaminhar menor de 16 anos do mesmo sexo para a prática de acto contrário ao pudor, consigo ou com outrém do mesmo sexo”.

1989 Uma portaria de inaptidões para o serviço militar classifica como doença mental os “desvios e transtornos sexuais: homossexualidade e outras perversões sexuais” . Quem manifestar tal “desvio” é inapto.

1991 Surge o primeiro grupo organizadode defesa dos direitos LGBT. É o Grupo de Trabalho Homossexual, integrado no Partido Socialista Revolucionário, um dos partidos que virá em 1999 a unir-se no Bloco de esquerda.

1992 A Organização Mundial de Saúde retira a homossexualidade da lista das patologias.

1995 Nova revisão do CP substitui o artigo 207º pelo 175º, “Actos homossexuais com menores”. Prevê-se que “quem, sendo maior, praticar actos homossexuais de relevo com menor entre 14 e 16 anos, ou levar a que eles sejam por este praticados com outrem, é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias”. Entre pessoas da mesma idade mas de sexo diferente, só há crime se houver “abuso de inexperiência”.

1996 Os Verdes propõem incluir no artigo 13º da Constituição a proibição da discriminação em função da orientação sexual. Abstenção do PS e votos contrários do PSD e do PP impedem aprovação. São criadas a associação ILGA-Portugal e o Clube Safo (associação lésbica).

1997 É publicado o despacho do Ministério da Administração Interna n.º 13/97, que declara inaptidão à admissão na PSP de “personalidades psicopáticas de qualquer tipo, particularmente anormais sexuais, em particular invertidos”. É celebrado o primeiro arraial pride no Príncipe Real, fundadada a associação Opus Gay e ocorre o I Festival de Cinema Gay e Lésbico, com o apoio da Câmara de Lisboa.

1998 É publicado o manifesto dos grupos homossexuais, com várias exigências, entre as quais a inclusão da não discriminação em função da orientação sexual no artigo 13.º da Constituição, o reconhecimento das uniões de facto e do acesso à adopção. O casamento não faz parte das reivindicações.

1999 Entra em vigor o Tratado de Amesterdão, que consagra a proibição da discriminação em função da orientação sexual . É, em Março, revogada a tabela nacional das inaptidões aprovada em Janeiro e na qual a homossexualidade surgia como “deficiência”. O provedor de Justiça declara “constitucionalmente intoleráveis” as restrições constantes nas tabelas de inaptidões do serviço militar e da PSP. É aprovada uma lei das uniões de facto, proposta pelo PS, que exclui casais do mesmo sexo.

2000 Primeira parada do Orgulho Gay desce a Avenida da Liberdade, em Lisboa.

2001 O Parlamento aprova uma lei das uniões de facto que inclui os casais do mesmo sexo, excluindo-os da adopção.

2003 O novo Código do Trabalho proíbe a discriminação do trabalhador com base na orientação sexual.

2004 A orientação sexual é incluída no artigo 13.º da Constituição, em votação parlamentar.

2005 A ILGA-Portugal lança uma petição pela igualdade no acesso ao casamento. Recolhe mais de 7000 assinaturas. O Tribunal Constitucional (TC) reputa de inconstitucional o artigo 175.º do Código Penal.

2006 Teresa Pires e Helena Paixão tentam casar-se numa Conservatória de Lisboa. Sucessivas recusas levam o caso até ao TC, onde aguarda decisão até 2009. A Assembleia da República aprova a Lei da Procriação Médica Assistida que nega acesso às técnicas de fertilidade a mulheres que não estejam a casal heterossexual (casado ou em união de facto há dois anos), especificando ainda que se trata de técnicas 'subsidiárias e não alternativas' e só possíveis em caso de diagnóstico de infertilidade. As associações Ilga e Panteras Rosa protestam contra a aprovação da lei e constitucionalistas como Vital Moreia alertam para a possibilidade de o diploma ser inconstitucional, sugerindo que o PR deveria solicitar a sua fiscalização preventiva. Cavaco promulga a lei.

2007 A revisão do Código Penal elimina o artigo 175.º e inclui, no novo crime de violência doméstica, os casais do mesmo sexo, assim como, entre as circunstâncias agravantes dos crimes, o ódio baseado na orientação sexual.

2008 A secretária de Estado Idália Moniz garante que os casais do mesmo sexo estão excluídos das candidaturas a família de acolhimento, apesar de a lei admitir unidos de facto. Decorre, a 3 de Outubro, a audição parlamentar de apreciação da petição a favor do casamento das pessoas do mesmo sexo. A 10 de Outubro, será votada a petição, assim como os projectos de lei do BE e de Os Verdes sobre o mesmo assunto, com chumbo anunciado.

2009 A 18 de Janeiro, na apresentação da sua moção para o congresso a ter lugar em Fevereiro, o secretário-geral do PS e primeiro-ministro José Socrates afirma como prioridade "o combate a todas as formas de discriminação e a remoção, na próxima legislatura, das barreiras jurídicas à realização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo".No dia seguinte, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, precisa: "A moção apresentada pelo secretário-geral do PS contempla a remoção das barreiras jurídicas à celebração de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Não propõe mais nada. Se o congresso aprovar a moção, a posição do PS continuará a ser contrária à adopção de crianças por parte de casais formados por pessoas do mesmo sexo".
Em Julho, o Tribunal Constitucional pronuncia-se finalmente sobre o caso Teresa Pires/Helena Paixão. Com uma decisão de três contra dois, os juízes conselheiros acordam que não é inconstitucional a norma do Código Civil que impede o casamento entre pessoas do mesmo, mas que a norma está à disposição do legislador. As mulheres anunciam recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
Em Dezembro, o novo governo PS finaliza o projecto de lei, em que altera o Código Civil para permitir o casamento das pessoas do mesmo sexo, inviabilizando a adopção por casais casados de pessoas do mesmo sexo. BE e Verdes também finalizam projectos, que permitem casamento e adopção. PCP afirma ser a favor do casamento mas não da adopção. O PSD anuncia um projecto de união civil registada, sem possibilidade de acesso à adopção.

2010  A 8 de Janeiro, ocorre o debate dos quatro projectos na Assembleia da República, em simultâneo com a votação sobre a proposta de referendo apresentada por petição popular. O projecto de lei do PS é aprovado. A proposta de referendo é chumbada.

In Jugular

 

Actualizações rápidas

Nestes 6 meses eu teria aqui comentado:

- Voltei a ter perto de mim a minha querida Ana Vieira (que sempre esteve no meu coração mas longe da vista pela Europa fora)

- Abri conta no Facebook onde estou de forma activa

Sara Carvalho | Cria o teu cartão de visita


- Que finalmente parece que o Benfica pode ganhar a Liga Sagres, lol.

- Completei mais um aniversário :(

- Adquiri um fantástico veículo clássico, um Peugeot 205



- E finalmente vejo avista-se a curto prazo a vitória da luta da legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo

Retour, Return, Regresso

Este blog volta ás lides.

Depois de 6 meses de ausência há muito para comentar e reclamar ;)

Finalmente está em debate politicamente o Casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, um sonho perto se ser alcançado.

Sonho com a possibilidade de poder casar desde menina. Luto por esse direito desde muito jovem e agora nos trintas avisto finalmente a realização :)