03 julho, 2007

Gaivotas...


Classe: Aves
Ordem: Canadriiformes
Nome Científico: Larus argentatus

Características: Comprimento: 60m
Envergadura: 137 cm
Dorso e asas cinza-pérola nas pontas, cabeça, pescoço, cauda e peito brancos.

A gaivota real é um dos habitantes mais comuns dos lagos costeiros e dos ancoradouros. E a gaivota real é também a mais comum das gaivotas. Esta ave passa a maior parte do tempo sobrevoando a superfície da água de rios e mares à procura de alimento.

Quando as gaivotas reais são perturbadas, grandes bandos delas levantam vôo guinchando.

Na maré baixa, as aves podem ser vistas caminhando pelas pedras e lodaçais à cata de pequenos animais marinhos.


Eu sei que causam muitos transtornos nas zonas costeiras e respectivas lixeiras. Que têm a sua fama de cruéis por roubarem comida umas às outras e matarem aves mais pequenas. São necrófagas e sujas (aos olhos dos humanos).

Mas eu gosto tanto das gaivotas...
Dão-me uma inveja sempre que ao final do dia planam sobre as ondas onde se reflecte o Sol já de partida...
Acompanham em brandos voos os barcos como se estivessem a brincar para a qualquer altura com um movimento de cauda partirem noutra direcção, como gostávamos de poder fazer na vida...

Gozam duma liberdade e autonomia que lhes permite escolher viver em bando ou sozinhas, o seu piar é único e arrepia-me.
Subsistem perante qualquer crise de comida, tempestades de alto mar e frios incríveis.

E são bonitas, não me lixem! São mesmo bonitas...


1 bicas:

meteoroclock disse...

com tres palavrinhas apenas se escreve o titulo : Fernao Capelo Gaivota ( já devolvias o livro ...)