12 março, 2007

Boas notícias... até à palavra "nuclear", sim ou não?

UE quer que energias renováveis cubram 20% do consumo energético europeu até 2020.

Até 2020, os líderes europeus querem que as energias renováveis cubram 20 por cento do consumo energético da União Europeia. Para que tal objectivo seja concretizável, chegaram finalmente a acordo sobre o mais controverso dos pontos do primeiro "Plano Energético Europeu".
Os objectivos de cada país que serão definidos para respeitar a meta dos 20 por cento "serão elaborados com a estreita colaboração dos Estados-membro, visando uma distribuição justa e adequada".

Uma primeira versão do texto mencionava de forma lacónica o recurso à energia nunclear - rejeitada por alguns Estados, entre os quais Portugal -, enquanto o texto agora aprovado refere que "cabe a cada Estado-membro decidir se recorrerá ou não à energia nuclear".
Fonte: SicOnline

A energia nuclear provém da fissão nuclear do urânio, do plutônio ou do tório ou da fusão nuclear do hidrogênio. É energia liberada dos núcleos atômicos, quando os mesmos são levados por processos artificiais, a condições instáveis.

A fissão ou fusão nuclear são fontes primárias que levam diretamente à energia térmica, à energia mecânica e à energia das radiações, constituindo-se na única fonte primária de energia que tem essa diversidade na Terra.

Apesar da polémica, a geração da energia nucleoelétrica é responsável pelo atendimento de 18% das necessidades mundiais de eletricidade. São as aplicações da ciência e tecnologia nucleares que resultam em benefícios mais significativos, de amplo alcance e de maior impacto econômico e social.

In AmbienteBrasil


1 bicas:

Anónimo disse...

Sou adepta das energias renováveis, mas infelizmente são muito caras e, como tudo em Portugal, nem todas as empresas que as vendem tem conhecimentos para o fazerem.
Como alerta, informem-se muito bem primeiro para não tentarem enganarem-vos quando forem montar.
Mas se souberem o que querem, FUNCIONAM!
Tenho paneis que fazem o aquecimento da casa e águas sanitárias 365 dias ano, mesmo sem sol.