17 fevereiro, 2007

Referendo... Isto ainda não acabou!


Intervenção de Odete Santos na AR


Na declaração política sobre os resultados eleitorais relativa ao Referendo sobre a despenalização da IVG, Odete Santos afirmou que «a conclusão do processo legislativo em curso, constituiu uma grande vitória das mulheres portuguesas». A deputada comunista alertou ainda para que «superada uma angústia, tenhamos que afrontar aqueles que agora reclamam uma aproximação entre o sim e o não, para, dizem, superar fracturas e clivagens. Desde os remotos tempos do apagamento do feminino, nada há de mais fracturante, nem pode deixar de ser assim, do que a luta das mulheres pela igualdade.»


In www.pcp.pt

8 bicas:

Anónimo disse...

...Portugal, é bem o exemplo da luta inteligênte das Mulheres pelo reconhecimento da igualdade (que nunca o será!)...

..."invadimos" as faculdades, atrevemo-nos nos "pequenos negócios", colocámos o "pé" na política...

... em pouco mais de 30 anos, somos Médicas, Juizes, Empresárias, Deputadas, Autarcas, Jornalistas, conduzimos Táxis, Autocarros, Electricos, vestimos fardas e somos Polícias, Bombeiras, Condutoras de ambulâncias, conquistamos o direito ao voto, a Lutar, a dizer "Não"...

...uma Luta Inteligênte... lenta mas segura...Ocupando os lugares que antes no estavam vedados simplesmente pelo facto mulheres sermos...

... e, fizémo-lo, sem esquecer a maternidade, assumindo responsabilidades e preocupações, sem descuidar a "logística" doméstica, as escolhas, dirigindo (silenciosas e discretas) toda a organização familiar... "Educadoras, Gestoras, Enfermeiras"...Quantas vezes, sós no que a dois competia.

...assumindo onde outros "delegaram" (ou abandonaram)...

...Igualdade?... apenas pelo reconhecimento da possibilidade de "aceder"...

...Em tudo o mais, "fracturas e clivagens"... separados pela Luta que, há muito, estamos destinadas a vencer!

... 30 anos... podia ser pior... mas, até foi melhor... aaah, Odete Santos...

Peixinho Dourado disse...

Tudo isso é verdade... Mas será que ao nos tornarmos vencedoras, não fizemos dos homens uns fracos?
Cada vez mais tarde saem de casa dos pais, cada vez mais tarde assumem compromissos, cada vez mais tarde saem da bolsa maternal... E nós vamos rindo e dizendo "que querido, é menino da mamã"

Anónimo disse...

Penso que não são os "meninos da mamã", são muito espertos.
Gozam até mais tarde a vida ás custas das mamãs (que o premitem), e os compromissos obrigam a tomar uma decisão mais cedo, deixando o divertimento.
Os "nosso meninos" ainda não descobriram que existem tantas formas de divertimento!

Peixinho Dourado disse...

autalooki,
Não concordo... Não são só as mamãs que os estragam, somos todas nós... Sem querer generalizar obviamente.
A mulher acha que é um grande triunfo se o marido baixar a tampa da sanita e levar o lixo à rua... Mas para mim essa é so mais uma prova do tanto que damos e do pouco que exigimos.
Queimámos os soutiens, falamos da igualdade... Mas qual igualdade? As mulheres continuam a ter a profissão de mãe, de dona de casa e ainda uma carreira na rua porque é uma vitoria ter uma profissão... O homem tem apenas a que faz no trabalho... E isto é igualdade?!
So vem provar que nós cada vez estamos mais fortes, mais preparadas e eles cada vez mais fracos e mais dependentes da mulher... Infelizmente.

SaraChuva disse...

Bem... que belo agito que vai neste post...

Temos um anonimo que fala com lucidez literária da luta das mulheres pela igualdade
Uma Autalooki que ama o marido mas anda a precisar de mimos do mesmo...
Um Peixinho Dourado que ama o marido e gostava que o mesmo fizesse mais pela vida...

Entre refutações e especulações eu acho que efectivamente o papel do homem na sociedade está em decadência, como tal não sabem o que fazer e onde estar.
Então, e porque somos mais fortes, mais inteligentes e grandiosas, há que ajudá-los, encaminhá-los...
Os que não quiserem... a teimosia pode dar em marasmo... temos pena.

Embora muitas vezes sejam eles os opositores da dita igualdade que procuramos há décadas, eles não optaram por nada disto. Estavam no seu papel bonito de ir trabalhar para ganhar o pão da família e um dia chegam a casa e a mulher queimou o soutien e foi embora...

Anónimo disse...

Peixinho Dourado,
Desculpa mas discordo! Há mulheres que não sabem educar a raça "homem"...
O meu homem só não passa a ferro, de resto tem que fazer!A casa é para dois! A escravatura já foi abolida há muito tempo! Se não fosse assim mais vale viver sozinha (e disse-lhe isso na cara antes de juntar os trapos, caso não quisesse ainda íamos a tempo...).
E tenho o meu pequeno homem (3 anos) que limpa pó, arruma as coisas e já ajuda a fazer a cama, lavar o carro, cortar relva... Se o deixarmos, ajuda a "partir" a loiça...
Felizmente não luto só pelos direitos da MULHER, coloco-os em prática.

Sara
Uma noite de chuva, uma lareira e um bom vinho faz milagres! Acredita.

Peixinho Dourado disse...

Sara,
Aí é que te enganas querida... Cá em casa o "homem" só não cozinha porque eu não sou muito amiga de indigestões... Tirando isso faz de tudo. Mas não foi porque já viesse assim, foi porque teve de acompanhar o passo ou então perdia o comboio. E hoje não falo mesmo mal do cachopo que acabou de carregar 400 kgs de rações, fenos, etc para os meus animais e está neste momento a lavar a loiça do jantar e arrumar a cozinha.
Calculo que o mesmo aconteceu com o marido da autolooki que tambem não devia vir treinado ;)
Agora a verdade é que nós somos excepções no nosso país, se bem que cada vez mais se vai vendo que as mulheres já exigem tambem mais aos homens... Mas mesmo assim ainda há por ai muito marmajo que acha que casamento é coçar os ditos no sofa.

Anónimo disse...

Isso é só mais um teste à inteligência da mulher! Não interessa falar e não tomar atitudes.
Assim sendo, a culpa não é da mamã, mas sim de quem dorme com o "filho da mamã"!